A
psicologia de Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da
história da Psicologia. Seus articuladores preocuparam-se em construir não só
uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte, que garantisse
a consistência teórica.
Gestalt
é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria
forma ou figura.
Max
Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kohler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941),
baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram
a base de uma teoria eminentemente psicológica.
Eles
iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Os
gestaltistas estavam preocupados em
compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica,
quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da
que ele tem na realidade.
O movimento da Gestalt contribui quanto ao que se refere à
percepção, a aprendizagem, o pensamento, a personalidade, a psicologia social e
a motivação. Os seus maiores princípios não foram absorvidos pelo principal
pensamento psicológico, porém a psicologia da Gestalt deixou sua marca
permanente na psicologia.
A Teoria da Gestalt, em suas análises estruturais, encontrou determinadas leis que regem a percepção humana das formas, facilitando a compreensão das imagens e ideias. Essas leis seriam conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, no que concerne ao processo de percepção. Os elementos constitutivos são agrupados de acordo com as características que possuem entre si.
A Teoria da Gestalt, em suas análises estruturais, encontrou determinadas leis que regem a percepção humana das formas, facilitando a compreensão das imagens e ideias. Essas leis seriam conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, no que concerne ao processo de percepção. Os elementos constitutivos são agrupados de acordo com as características que possuem entre si.
Estas
normas podem ser resumidas como:
- Semelhança: Objetos semelhantes tendem
a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impressões de massa
destes elementos. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou
de desarmonia visual.
- Proximidade: Partes mais próximas umas
das outras, em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo.
- Boa Continuidade: Alinhamento
harmônico das formas.
- Pregnância: Este é o postulado da
simplicidade natural da percepção, para melhor assimilação da imagem. É praticamente
a lei mais importante.
- Clausura: A boa forma encerra-se sobre
si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados.
- Experiência Fechada: Esta lei está
relacionada ao atomismo, pensamento anterior ao Gestalt. Se conhecermos
anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio
de associações do aqui e agora com uma vivência anterior.